Início Educação Itambé: Jornada Pedagógica 2021 será realizada no dia 11 de março

Itambé: Jornada Pedagógica 2021 será realizada no dia 11 de março

Por Reginaldo Spínola

Com o tema “O desafio de garantir o direito à educação em um contexto de pandemia”, a Secretaria Municipal de Educação promoverá no próximo dia 11 de março, a Jornada Pedagógica 2021. Para se evitar a aglomeração de pessoas, o contato físico e em obediência aos protocolos de saúde sobre a COVID-19, o evento será realizado na modalidade virtual na página da Prefeitura de Itambé no Youtube.

Neste ano, a Jornada tem o objetivo de construir um espaço de interlocução entre o pensamento curricular e a prática pedagógica no contexto de pandemia, fomentando uma reflexão a cerca dos desafios e perspectivas sobre o ensinar e o aprender em um novo modelo de educação. Além disso, pretende ser um espaço para geração de novos conhecimentos e mapeamento de possibilidades para intervenções presentes e futuras em momentos de emergência ou não.

Estes pontos deverão ser tratados nos encontros virtuais que compõem a Jornada Pedagógica 2021. Logo após a abertura oficial, marcada para ocorrer às 8:00 da manhã do dia 11 de março, o primeiro encontro debaterá o tema central do evento. Os trabalhos serão conduzidos pelo Doutor em Educação, o professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Adenilson Cunha Júnior.

Em seguida, o segundo encontro virtual discutirá “A importância das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem”.  Os trabalhos serão conduzidos pelo Doutorando em Memória, Linguagem e Sociedade, o professor da Uesb, Wermerson Silva.

Em um período marcado por experiências complexas trazidas pela pandemia, como o isolamento social e o distanciamento escolar, a Jornada discutirá “O cuidado com a saúde mental”. A abordagem será feita pela especialista em saúde mental pela UFRJ e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU, a psicóloga Angélica Rosa, que encerrará os encontros.

Para a secretária municipal de Educação, Mailza Soares, a pandemia trouxe um cenário extremamente desafiador para a educação pública e, por isso, é necessário que os profissionais da educação compreendam de maneira aprofundada todos os processos a fim de se garantir ao alunado o direito a educação e a aprendizagem com vistas à diminuição das desigualdades e a ampliação das oportunidades.

A secretária afirma que o Município está se preparando para acolher professores e alunos, de forma presencial, assim que as condições sanitárias de saúde permitirem, mas que, por enquanto, as atividades curriculares na rede municipal de ensino continuarão sendo desenvolvidas em regime especial. “Nossa intenção é, em um segundo momento, implantar o ensino hibrido, que prevê aulas presenciais e online, até que seja possível o retorno efetivo com todas as garantias de segurança para a comunidade escolar”, ressalta.

Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade