Início Bahia Por videoconferência, prefeito Candinho dialoga com o governador para tratar da pandemia

Por videoconferência, prefeito Candinho dialoga com o governador para tratar da pandemia

Por Reginaldo Spínola

Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito de Itambé Candinho Araújo e demais gestores integrantes do Consórcio Público de Saúde da Região Sudoeste participaram de uma videoconferência com o Governador Rui Costa e a subsecretária estadual da Saúde Tereza Paim. O objetivo da reunião foi consolidar a parceria dos Municípios para conter o avanço da pandemia, ouvir as demandas dos representantes municipais e avaliar as medidas de restrição de circulação noturna e de suspensão de atividades não essenciais nos municípios.

O encontro foi aberto pela subsecretária que expôs um panorama atual do coronavírus no estado, apresentou os dados referentes à região Sudoeste e revelou o atual impacto da pandemia no sistema de saúde. Conforme a subsecretária, a situação é preocupante e desafiadora, uma vez que os casos de Covid-19 estão em crescimento acentuado desde o início da segunda quinzena de fevereiro. Hoje, dos 1.135 leitos de UTI disponíveis no estado, 850 estão ocupados.

Direcionando sua fala ao governador, o prefeito Candinho reafirmou o seu apoio às decisões do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia, descreveu a atual situação epidemiológica do município, fez um balanço da aplicação de vacinas e colocou à disposição do Estado um respirador mecânico, adquirido na gestão anterior nunca antes usado, para dar suporte às atuais ações do governo estadual.

Na oportunidade, o governador aceitou prontamente a ajuda do prefeito Candinho e, no decorrer da videoconferência, ressaltou a importância das medidas que estão sendo tomadas para frear a contaminação, reforçando a importância do apoio dos prefeitos nas estratégias de combate. “Precisamos juntos assumir essa responsabilidade. Ou vamos conter a doença, ou, em pouco tempo, vamos viver um drama”, alertou.

Em relação à aquisição de vacinas, Rui Costa aproveitou para informar aos prefeitos que a Bahia está ingressando uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de que torne explícita a autorização para aplicar novas vacinas sem o aval da Anvisa, que tenham aprovação em órgãos internacionais e já estejam sendo aplicadas em outros países. Além disso, o governador informou que está discutindo a possibilidade de aquisição de vacinas produzidas pelos laboratórios Pfizer e Johnson & Johnson, além da vacina russa Sputinik V.

Após bastante diálogo sobre retomada das atividades, os gestores decidiram, de forma conjunta, que os municípios da região Sudoeste retomarão as atividades e serviços considerados não essenciais até esta sexta-feira (5). Nesse período, os bares e restaurantes devem fechar às 18 horas, enquanto os serviços de delivery estão autorizados a funcionar até às 00h. Além disso, até domingo (7), permanece o toque de recolher, com restrições de circulação noturna a partir das 20h.

Informações: Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade