Luís Gustavo morreu neste domingo (19) aos 87 anos em decorrência de um câncer de intestino. O intérprete descobriu a doença em 2018, enquanto fazia parte do elenco de Malhação: Vidas Brasileiras, e decidiu se afastar do meio artístico para focar em seu tratamento depois de mais de 65 anos dedicados à televisão.
A informação foi confirmada pelo seu sobrinho, o também ator Cássio Gabus Mendes, nas redes sociais. “Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer. Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”, lamentou o artista em seu Instagram.
Luis será cremado em cerimônia fechada para família e amigos próximos, e as cinzas jogadas em sua casa em Itatiba, no interior de São Paulo, em que passou os seus últimos dias ao lado de entes queridos.
O artista atualmente pode ser visto na reapresentação de Ti Ti Ti, em que reprisou um de seus papéis mais populares: o detetive Mario Fofoca, de Elas por Elas (1982). O personagem marcou a sua parceria com o cunhado Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), o que se repetiu em outras produções como Anjo Mau (1976) e Te Contei? (1978).
O astro deixa dois filhos: Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com Desirée Vignolli (1965-2018); e Luis Gustavo Vidal Blanco, do relacionamento com Heloísa Vidal.
A Globo ressaltou o talento do ator para fazer rir nos humorísticos da casa, a exemplo do tio Vavá que se tornou um dos destaques de Sai de Baixo (1996-2013). “[Luis] dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto”, destacou o comunicado da emissora.