Na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou a cerimônia de abertura das atividades de 2022 do Programa Integração AABB Comunidade.
O encontro aconteceu no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com a presença de representantes do poder público e de diversas instituições, coordenadores, gestores escolares, além dos pais dos alunos inseridos no programa.
A Prefeitura Municipal de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá iniciar nesta quarta, 16, a aplicação da quarta dose para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há pelo menos quatro meses (16 de novembro). O atendimento vai acontecer das 9h às 15h, na sede da Guarda Civil Municipal (antiga Escola Castelo Branco).
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, será utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer/BioNTech para a imunização deste público.
São considerados os seguintes critérios para a aplicação da quarta dose em imunossuprimidos
– Imunodeficiência primária grav
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
Para receber a 4ª dose da vacina, os imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das três doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Segundo o Ministério da Saúde, a quarta dose ainda não está disponível para os demais públicos.
1ª, 2º e 3ª dose segue a todo vapor:
Dando continuidade à vacinação estará aplicando a 1ª dose na população com 12 anos ou mais, a 2ª dose das vacinas Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, e a 3ª dose do imunizante (dose de reforço) nas pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado a 2ª dose há 4 meses, ou seja, até o dia 16 de novembro.
As pessoas com a segunda dose agendada até o dia 19 de março podem antecipar a aplicação para o dia 16 de março.
No ato da imunização, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão da Família. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem ir acompanhados de um responsável.
Ascom PMI