Início Bahia Jovem indígena deixa família no AM e viaja 6.200km para realizar sonho de cursar faculdade na UESB de Itapetinga

Jovem indígena deixa família no AM e viaja 6.200km para realizar sonho de cursar faculdade na UESB de Itapetinga

Por Reginaldo Spínola

Um jovem da comunidade indígena Tikuna, localizada na zona rural da cidade de Benjamin Constant distante, há 1000 km da capital Manaus-AM, decidiu enfrentar vários desafios da vida para realizar seu grande sonho e também da sua comunidade, para cursar uma faculdade que possa contribuir na representatividade dos povos indígenas de sua região.

Oseias Januário Lourenço, trabalhador rural de 30 anos, conquistou uma vaga para cursar Engenharia Ambiental no Campus da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) Campus de Itapetinga, distante mais de 6.200 km de sua terra natal e não pensou duas vezes para embarcar na realização desse sonho.

A cidade de Benjamin Constant-AM fica as margens da região alta do Rio Solimões, tempo aproximando de 373 horas de viagem por águas e terras até chegar a Itapetinga-BA localizada no médio sudoeste baiano, totalizando aproximadamente 15 dias de viagem.

Com ajuda de familiares, Oseias fez uma “vaquinha” e conseguiu passagens aéreas de Manaus até a capital baiana, que a partir daí teve ajuda do professor da UESB de Itapetinga, Jânio Benevides de Melo que já estava em Salvador a espera do jovem e ajudar no deslocamento de Salvador até Itapetinga, além disso o professor Jânio disponibilizou acolhimento de hospedagem e outros benefícios para sua permanência na cidade, dando total apoio dentro de suas possibilidades para que Oseias possa seguir firme com seu sonho. O curso de Engenharia Ambiental dura 10 semestres, serão 5 anos de jornada para o jovem Oseias. Pela distância e altos custos, o jovem indígena não tem previsão de retorno para o seio familiar, mas está convicto do apoio maciço da sua comunidade, da sua esposa e dos filhos.

O jovem universitário carrega no sangue e em seu sobrenome, a bravura de um brasileiro nato na luta pelos seus sonhos e objetivos.  Oseias chegou em Itapetinga há pouco mais de uma semana, com 1 mês após as aulas presenciais ter dado início, ainda meio acanhado com todas as dificuldades de adaptação, ele tem recebido apoio, atenção e muito carinho de toda turma do seu 1° semestre, também dos veteranos de Engenharia Ambiental e toda comunidade acadêmica. Mesmo sem conhecer ninguém, focado apenas no que estava a sua espera “a sala de aula”, Oseias atravessou o país, viajou de carroça, canoa, carro, ônibus e avião chegando motivadíssimo ao palco da sua nova historia (UESB). Que sinta-se abraçado por nós baianos “povo acolhedor” e por toda nossa Itapetinga.

Por Isrrael Damaceno/Itapetinga Notícias

Compartilhe esse post com seus amigos

1 Comentário

Anônimo 1 de abril de 2022 - 12:04

Parabéns , Deus te abençoe grandemente, que todos os seus sonhos sejam realizados sempre.

TV vi

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade