Início Bahia Ações de saúde reforçam a atuação do CRAS Felipe Achy junto à comunidade

Ações de saúde reforçam a atuação do CRAS Felipe Achy junto à comunidade

Por Reginaldo Spínola

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde realizou, durante o mês de novembro, várias atividades no CRAS Felipe Achy. A programação contou com uma ação de Saúde Bucal voltada a crianças e adolescentes, e com orientações relacionadas ao Movimento Novembro Azul, em prol da saúde do homem.

As ações de Saúde Bucal aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro. No primeiro dia, o atendimento contemplou o público de 3 a 6 anos de idade e, no segundo dia, o público de 7 a 14. O momento contou com a participação da odontóloga Catarine Achy que, com muita descontração, apresentou aos pequenos a importância da escovação adequada dos dentes. Também foram distribuídos kits de higiene bucal e aplicação de flúor.

A ação do Novembro Azul aconteceu no dia 23 e teve a participação do especialista em Psicologia da Saúde, Silvio Silva, que atuou como mediador de uma roda de conversa. A programação contou com o suporte dos Agentes de Saúde da UBS Felipe Achy e do Educador Físico, Cleiton Gois, além de toda a equipe CRAS.

Na oportunidade, foram apresentados os principais riscos da descoberta tardia do câncer de próstata e como o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Foram esclarecidos questionamentos dos homens presentes e compartilhados depoimentos emocionantes dos convidados.

Após a roda de conversa, os homens participaram de um almoço promovido pela Secretaria de Assistência Social. O momento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Rose Bittencourt; da Secretária de Educação, Mailza Soares; do secretário de Administração, Edmilson Nery; e demais representantes da SEMAS.

A diretora do CRAS, Miriam Pachêco, avaliou de forma positiva a programação: “Foi um momento muito proveitoso, no qual pudemos observar o interesse dos homens em saber mais sobre o assunto. A participação dos convidados surpreendeu a toda a equipe organizadora. Foi possível pontuar também alguns aspectos importantes que, na perspectiva dos usuários, podem contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de próstata em nosso território que serão avaliados pelos agentes em debates posteriores”.

Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade