Início Acidente em meio à seca, moradores se ajoelham em barragem, fazem novena e pedem chuva em cidade na Bahia

em meio à seca, moradores se ajoelham em barragem, fazem novena e pedem chuva em cidade na Bahia

Por Reginaldo Spínola

Ajoelhados ao redor de uma barragem, moradores de Piripá, cidade no sudoeste da Bahia, fizeram uma novena para que a chuva caía na região. O vídeo do momento viralizou nas redes sociais e chamou atenção da situação na cidade, com o baixo nível da água e pelo aspecto do solo no local.

No vídeo, é possível perceber que o nível da água da Barragem do Bonita se reduziu a uma poça, que fica no meio de um campo de solo rachado.

A barragem secou no mês de setembro e, desde então, os moradores têm enfrentado dificuldades na agricultura, pecuária e também no uso pessoal.

Mais de 90 municípios baianos estão com decretos de vigentes de situação de emergência por estiagem

O g1 tentou contato com a prefeitura da cidade para entender o que tem sido feito para contornar os problemas referentes à estiagem, mas não teve retorno.

Conforme informações apuradas pela TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia em Vitória da Conquista, Piripá passou a ser abastecida pela cidade vizinha, Condeúba, que fica a 30 km. Apesar disso, não há informações sobre como é feito este abastecimento.

Além da seca, os moradores de Piripá enfrentam altas temperaturas. Nesta semana, a cidade registrou 37ºC e a sensação térmica chegou a quase 40ºC.

A cidade vizinha, Caetanos, vive a mesma realidade. Segundo a prefeitura, entre janeiro e setembro deste ano, choveu apenas 91 milímetros no município e os prejuízos nas atividades comerciais já chegaram a R$ 7 milhões.

O órgão municipal afirmou que a quantidade de água do município é insuficiente pra agricultura, pecuária e também para o uso pessoal.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade